Ir para o conteúdo
Logo HUB BRF Inscrever solução

Scheilla Campos, gerente de Inovação e Novos Negócios da BRF concede entrevista sobre o primeiro frango plant based carbono neutro do Brasil.

Por BrfHub
30/11/2021

Confira abaixo a entrevista e esclareça suas dúvidas sobre o processo de neutralização de carbono na produção do Veg Frango da linha Sadia Veg&Tal. O lançamento faz parte do compromisso de ser Net Zero até 2040 tanto em nossas operações como na cadeia.

O que é um produto Carbono Neutro?

Um produto é carbono neutro quando os gases de efeito estufa emitidos ao longo do seu ciclo de vida, a famosa pegada de carbono, são compensados.

Como medir que um produto é Carbono Neutro?

A primeira etapa envolve a mensuração da pegada de carbono do produto, ou seja, das emissões de gases de efeito estufa ao longo do seu ciclo de vida. Tendo a comprovação da pegada de carbono, a próxima etapa é compensar a mesma quantidade de gases de efeito estufa emitidas pelo produto. No caso da BRF, essa compensação foi por meio de crédito de carbono de um projeto florestal.

Quais as dificuldades e acertos durante o processo?

O processo na BRF foi inédito, por isso encontrou-se dificuldades para estabelecer o fluxo ligado às compensações e auditorias. Os processos não existiam e precisaram ser inaugurados, contando com a contribuição de muitas pessoas que adicionaram esta função em seus escopos.

Quanto tempo levou todo o processo de produção do produto carbono neutro?

O tempo total foi em torno de 8 meses, entre a abertura do projeto e o lançamento do selo, sendo 3 meses apenas para cálculo da pegada de carbono do produto, pois trata-se de uma análise minuciosa de toda cadeia, incluindo fornecedores de cada etapa, desde o grão até o descarte da embalagem.

Qual foi a técnica de neutralização de carbono utilizada pela BRF?

Dentre as técnicas existentes, a compensação por crédito de carbono foi a maneira escolhida pela BRF para neutralização das emissões da linha de Frango Veg&Tal.

Quais serão os próximos produtos que a BRF irá produzir com selo de carbono neutro?

Os próximos produtos com selo serão divulgados em breve, mas vale lembrar que a BRF possui o compromisso de ser Net Zero até 2040, ou seja, zerar o balanço das emissões de gases de efeito estuda das suas operações e da cadeia até 2040.

Compartilhe esse artigo

Novidades

Cadastre seu e-mail e não perca nenhuma novidade

Receba todos os nossos conteúdos por e-mail:

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.

O Hub BRF utiliza cookies para facilitar o uso do site, melhorar o seu desempenho e segurança, personalizar o conteúdo proposto.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, acesse a nossa Politica de Privacidade.