Ir para o conteúdo
Logo HUB BRF Inscrever solução

IA aplicada na área de RH: Conheça os benefícios e impactos

Por Hub BRF
18/07/2023

No panorama empresarial contemporâneo, a tecnologia assume um papel cada vez mais determinante no sucesso das organizações. Um setor que tem experimentado transformações significativas é o de Recursos Humanos (RH), no qual a aplicação da Inteligência Artificial (IA) tem contribuído ao longo dos anos para a eliminação de diversos processos burocráticos e para a evolução do RH como uma função mais estratégica nas empresas.

Dados de uma pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.Br) revelam que 22% das empresas de pequeno porte e 37% das grandes empresas já adotaram a inteligência artificial em suas operações diárias, por meio da implementação de softwares de RH, sistemas de gestão de ponto eletrônico, entre outros.

Nesse contexto, é essencial compreender os principais benefícios que a IA oferece para o setor de RH e os impactos que essa tecnologia acarreta para a empresa na totalidade.

Benefícios e Impacto da IA no RH

Em primeiro lugar, a automação de processos burocráticos e repetitivos permite que os profissionais de RH direcionem seu tempo e esforços para atividades estratégicas e de maior valor agregado. Além disso, a IA proporciona uma tomada de decisões embasada em dados precisos, viabilizando uma gestão mais eficiente e assertiva.

A agilidade nos processos de recrutamento e seleção é outro benefício notável, com a IA auxiliando na triagem e seleção de candidatos de forma mais rápida e precisa. Esses benefícios têm um impacto direto tanto no RH quanto nas empresas como um todo. A melhoria da eficiência operacional resultante da automação e da tomada de decisões embasadas em dados conduz a uma redução significativa de custos. Além disso, a IA impulsiona o aumento da produtividade, uma vez que os profissionais de RH podem se concentrar em tarefas estratégicas e delegar tarefas operacionais à tecnologia. Por fim, a melhoria na gestão de pessoas, pautada em dados e insights fornecidos pela IA, contribui para um ambiente de trabalho mais eficaz, aumentando a satisfação dos colaboradores e impulsionando o sucesso da empresa como um todo.

Soluções inovadoras da IA

Uma das principais aplicações da IA reside nos processos de recrutamento e seleção, nos quais algoritmos e análises de dados podem ser empregados para identificar candidatos qualificados e alinhados às necessidades da empresa, conferindo maior celeridade e aprimoramento a todo o procedimento. Ademais, a IA desempenha um papel fundamental na organização de treinamentos e no desenvolvimento das habilidades dos colaboradores, fornecendo recomendações personalizadas com base em suas necessidades individuais de aprendizado.

No que tange ao controle de jornada e cálculos de folha de pagamento, a IA automatiza tarefas operacionais, como o registro de ponto e cálculos complexos, resultando na redução de erros e na agilização do processo. Por último, mas não menos importante, a IA permite o monitoramento de indicadores e a análise de dados em tempo real. Fornecendo insights valiosos sobre o desempenho dos colaboradores, taxas de rotatividade, absenteísmo e outros indicadores-chave, facilitando a tomada de decisões estratégicas e o aprimoramento contínuo das práticas de RH.

Compartilhe esse artigo

Novidades

Cadastre seu e-mail e não perca nenhuma novidade

Receba todos os nossos conteúdos por e-mail:

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.

O Hub BRF utiliza cookies para facilitar o uso do site, melhorar o seu desempenho e segurança, personalizar o conteúdo proposto.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, acesse a nossa Politica de Privacidade.