Ir para o conteúdo
Logo HUB BRF Inscrever solução

Gêmeos Digitais: Conheça o modelo virtual que está revolucionando a indústria alimentícia

Por Hub BRF
05/10/2023

Até alguns anos atrás, quando o mercado de alimentos e bebidas lançava um novo produto tinha como principal parâmetro de melhoria o feedback do público, através de pesquisas de satisfação. De acordo com o resultado, a produção procurava evoluir com o produto, sempre em um movimento de melhoria contínua.

Atualmente, com a tecnologia disponibilizada, um novo modelo virtual está revolucionando e beneficiando o mercado alimentício. Os Gêmeos Digitais, como são conhecidos, estão sendo cada vez mais utilizados na indústria de alimentos e bebidas, pois oferecem uma ferramenta poderosa para aumentar a eficiência dos produtos na produção.

Neste texto, vamos explicar o que é o modelo de gêmeos digitais e apresentar os benefícios que ele oferece para o mercado de alimentos e bebidas.

O que são Gêmeos Digitais

Gêmeos digitais, também conhecidos como “digital twins”, em inglês, são modelos virtuais de um objeto físico, processo ou sistema. Essa tecnologia utiliza dados em tempo real, sensores e algoritmos para criar uma representação digital precisa e em constante evolução de um objeto ou sistema do mundo real. Esses dados podem ser usados para aprimorar o processo de fabricação, levando a uma maior eficiência e custos reduzidos.

No contexto da indústria alimentícia, os gêmeos digitais podem ser aplicados de várias maneiras para melhorar a produtividade, qualidade e segurança dos alimentos. O rastreio do desempenho de vários equipamentos, desde misturadores até refrigeradores, é um dos benefícios que podem ser listados. Ao rastrear e analisar os dados dos sensores, o produtor pode identificar áreas de melhoria, aumentando o rendimento e diminuindo o desperdício.

Além deste, os gêmeos digitais podem trazer diversos outros benefícios para esse mercado, que serão abordados abaixo.

Controle de Processos

O modelo virtual permite que as empresas monitorem e controlem os processos de produção de alimentos em tempo real. Isso significa que os fabricantes podem ajustar variáveis como temperatura, umidade e pressão instantaneamente para garantir a qualidade e a consistência dos produtos.

Qualidade e Segurança Alimentar

Com os gêmeos digitais, é possível rastrear cada etapa da cadeia de produção de alimentos, desde a fazenda até a mesa do consumidor. Isso ajuda a identificar e resolver problemas de qualidade e segurança alimentar de maneira mais rápida e eficaz, reduzindo o risco de recalls de produtos.

Manutenção Preditiva

As empresas podem usar gêmeos digitais para monitorar o desempenho de equipamentos e máquinas na produção de alimentos. Isso permite a manutenção preditiva, identificando problemas antes que ocorram falhas graves, minimizando o tempo de inatividade e economizando dinheiro.

Redução de Desperdício

A otimização na gestão da cadeia de suprimentos, permitindo que as empresas acompanhem a produção, o armazenamento e a distribuição de alimentos de forma mais eficiente, é outro benefício oferecido por essa inovação. Isso pode levar a uma redução significativa do desperdício de alimentos.

Personalização de Produtos

A indústria alimentícia pode usar gêmeos digitais para adaptar produtos e processos de produção com base nas preferências do consumidor. Isso pode incluir a personalização de receitas, embalagens e até mesmo estratégias de marketing.

Desenvolvimento de Novos Produtos

Eles podem ser usados também, para simular e testar novas receitas e produtos antes de serem produzidos em grande escala, economizando tempo e recursos no processo de desenvolvimento.

Treinamento e Educação

Além disso, essa tecnologia pode ser utilizada para treinar funcionários em ambientes virtuais, permitindo que eles adquiram habilidades e conhecimentos em um ambiente simulado antes de lidar com equipamentos e processos reais.

Conclusão

Baseado em todas essas informações sobre Gêmeos Digitais e os seus benefícios, fica nítida a sua importância para a otimização, redução de custos e melhoria na qualidade na indústria de alimentos e bebidas.

A tecnologia vem apresentando diversas soluções para o mercado alimentício e, com certeza, os Gêmeos Digitais não será o último lançamento.

Fique de olho neste blog e acompanhe todas as tendências e novidades sobre tecnologia e inovação na indústria de alimentos.

Compartilhe esse artigo

Novidades

Cadastre seu e-mail e não perca nenhuma novidade

Receba todos os nossos conteúdos por e-mail:

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.

O Hub BRF utiliza cookies para facilitar o uso do site, melhorar o seu desempenho e segurança, personalizar o conteúdo proposto.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, acesse a nossa Politica de Privacidade.