Ir para o conteúdo
Logo HUB BRF Inscrever solução

Conheça 5 momentos em que a tecnologia de alimentos está presente na sua mesa

Por BrfHub
03/06/2022

Desde a pré-história, os humanos por meio da necessidade e criatividade, desenvolveram meios para preservar e preparar seus alimentos, dando origem às bases de várias técnicas de processamento utilizadas na sociedade contemporânea, como: cozinhar, defumar, salgar, fermentar e isso permitiu estocar comida e alimentar um maior número de pessoas.

Já pensou em quanta tecnologia é necessária para levar a comida, desde frutas, laticínios, carnes, do local de sua produção até a sua mesa? Vamos mostrar 5 momentos em que a tecnologia de alimentos está presente na vida de todo brasileiro.

5 momentos em que a tecnologia de alimentos está presente na mesa dos brasileiros:

1. CONGELAMENTO: Comprar alimentos congelados é algo bem cotidiano, e nem parece uma super tecnologia, mas se pensarmos em toda a evolução do alimento, foi graças às técnicas de congelamento e resfriamento que conseguimos armazenar o produto para ser consumido a médio e longo prazo, tendo como benefício a conservação do valor nutricional e sensorial por mais tempo, evitando o desperdício e o uso de conservantes.

2. EMBALAGENS A VÁCUO: É uma outra maneira de manter os alimentos estocados por mais tempo, tirando o oxigênio deles. Essa técnica pode ser feita com qualquer tipo de alimento, como queijos, carnes, nuts, frutas, entre outros. Aliás, com essa forma de embalamento, é possível armazenar o alimento por um período longo sem refrigeração. A Perdigão, em 2021, lançou pratos prontos que não precisam de refrigeração através da técnica de embalagem a vácuo, associada à técnica de esterilização. Ou seja, é possível levar pratos deliciosos de forma segura para todos os lugares, sem se preocupar em mantê-los refrigerados.

3. COCÇÃO: Sim, os métodos de cozinhar, fritar ou assar o alimento são algumas tecnologias de alimentos que envolvem calor. Através deles, conseguimos dar sabores deliciosos para as preparações, além de ser uma importante forma de descontaminação e prevenção de doenças.

4. CARNE À BASE DE PLANTAS: Desenvolver uma tecnologia para conseguir através de grãos e vegetais uma textura e gosto parecidos com os da carne animal foi algo realmente inovador. E ainda temos muitas inovações pela frente, porque essa é uma área que está em constante evolução. É uma tecnologia que vem para ajudar o meio ambiente e para ser uma nova opção para um consumo sustentável.

5. PRODUTOS CARBONO NEUTRO: As empresas estão cada vez mais preocupadas com as emissões de carbono na atmosfera causadas ao longo de suas cadeias produtivas. Pensando nisso, a BRF foi a primeira empresa a produzir um produto de proteína à base de vegetal considerado “carbono neutro”, onde todo o carbono liberado em sua produção foi neutralizado no meio ambiente.

Para você fazer parte dessa nova era, basta acompanhar as redes sociais e ficar ligado no blog!

Compartilhe esse artigo

Novidades

Cadastre seu e-mail e não perca nenhuma novidade

Receba todos os nossos conteúdos por e-mail:

Esse site é protegido por reCAPTCHA. As Políticas de Privacidade e Termos de Serviço do Google se aplicam.

O Hub BRF utiliza cookies para facilitar o uso do site, melhorar o seu desempenho e segurança, personalizar o conteúdo proposto.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, acesse a nossa Politica de Privacidade.